Apoios

“O Voluntário é o indivíduo que de forma livre,

Desinteressada e responsável se compromete,

de acordo com as suas aptidões próprias

e no seu tempo livre, a realizar acções

de voluntariado no âmbito de uma organização promotora”

(lei nº71/98 de 3/11/98)

A “Casa Mãe” do Gradil…

Tem na sua génese uma grande ligação ao voluntariado. A sociedade está em constante mutação e os nossos voluntários têm vindo também eles a adaptar-se á realidade institucional, com a qual se têm vindo a deparar. As crianças/jovens que acolhemos hoje, apresentam diferenças significativas das que nos chegavam há trinta anos atrás, sobretudo nas problemáticas familiares.

Trabalhar com o voluntariado na nossa Instituição não é fácil, na medida em que ainda é vista por alguns, como sendo um acto de caridade. Esta fragilidade está a ser tratada na Casa Mãe do Gradil e temos um novo paradigma de voluntariado a ser implementado.

Este novo modelo…

Passa por logo na fase de candidatura haver uma explicação e entrega de um guia sobre as práticas de voluntariado existentes. Caso estejam interessados os candidatos a voluntários preenchem um teste de personalidade e após avaliação pela nossa Equipa Técnica integram ou não o nosso quadro de voluntários.

Após aceitação…

Do voluntário na Instituição, há a celebração de um contracto onde são expressas as funções inerentes ao voluntário, os seus direitos e deveres, bem como a Missão da nossa Instituição.

 

FORMAS DE VOLUNTARIADO

 

Oferecemos diversos …

Tipos de voluntariado, todavia a função que maior número de voluntários engloba sendo simultaneamente a mais necessitada é a de “Madrinhas Voluntárias”. Estas voluntárias colaboram connosco, mensalmente, aos domingos durante o dia. Temos voluntárias que ficam destacadas para uma casa e permanecem com o grupo das 9H00 às 19H00 ou ainda em horário repartido entre as 9H00 e as 14hH00 e as 14H00 e as19hH00, realizando com o mesmo, a dinâmica do dia.

Temos ainda voluntários nas áreas de…

Educação Física; Yoga; Horta; Jardinagem; Acompanhamento a Actividades diversas e explicações de várias matérias escolares.

Voluntários para as férias escolares…

Se tens mais de 18 anos e sentido de responsabilidade, colabora com a Casa Mãe durante o período das férias escolares. Áreas mais necessárias: trabalhos manuais, música, teatro, dança, atividades desportivas, artes performativas, acompanhamento nas atividades da instituição, explicações (1º, 2º e 3º ciclos), dinamização de ateliers de alimentação saudável, ambiente e reciclagem e outros.

Todavia…

Apesar da boa vontade e disponibilidade dos nossos voluntários actuais, são muitas as nossas carências…

Precisamos de si!!!

Pode ainda ajudar a Casa Mãe do Gradil oferecendo…

Géneros alimentares diversos: Leite; cereais; papas; chocolate para o leite; azeite; óleo…é só usar a imaginação!

Donativos monetários

Pode ainda ajudar-nos com o seu donativo monetário de forma a podermos cobrir todas as nossas despesas de funcionamento.

Compra do livro “A Sombra da Profecia”

Ao comprar o livro “A Sombra da Profecia” de Maximino Costa estará também a ajudar a Casa Mãe do Gradil pois as receitas desta obra revertem integralmente a favor da nossa instituição. Desde já os nossos parabéns e o nosso muito obrigado ao autor! Para adquirir o livro contacte-nos.

@ Casa Mãe do Gradil | 2012