Valências

O Lar de Infância e Juventude (LIJ)…

Conforme previsto na Lei de Protecção de Crianças e Jovens em perigo, (Lei 147/99, de 1 de Setembro), “a medida de acolhimento em instituição, consiste na colocação da criança ou jovem aos cuidados de uma entidade que disponha de instalações e equipamento de acolhimento permanente e de uma equipa técnica que lhes garantam os cuidados adequados às suas necessidades e lhes proporcionem condições que permitam a sua educação, bem-estar e desenvolvimento integral”.

Assim sendo…

O Lar de Infância e Juventude (LIJ) da Casa Mãe do Gradil, é uma das modalidades possíveis de acolhimento institucional, que pode ser de curta duração (CAT – Casa de Acolhimento Temporário), ou de longa duração (Lar de Infância e Juventude), o que significa que as crianças permanecem institucionalizadas, por um período superior a seis meses.

O Lar de Infância e Juventude (LIJ) da Casa Mãe do Gradil, tem capacidade para acolher 50 crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os três e os dez anos de idade, conforme as condições gerais de admissão, do seu Regulamento Interno. Todavia, cada admissão que nos é solicitada é avaliada individualmente…

O Serviço de Apoio Domiciliário

“O Valor das coisas não está no tempo em que elas duram,

Mas na intensidade com que acontecem.

Por isso existem momentos inesquecíveis,

Coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

Fernando Pessoa

Sem dúvida…

Que ao falarmos de “velhice”, terceira idade” e “idosos”estamos antes de mais, a falar de pessoas, que tal como as crianças/jovens, podem em determinados momentos das suas vidas, necessitar de apoio por parte de terceiros.

O Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D), constituí uma das duas valências da nossa Instituição e surge como uma resposta social intermédia, evitando ou adiando uma resposta mais definitiva e dolorosa: a institucionalização!

A nossa Missão…

Prende-se sobretudo com a possibilidade de proporcionar os “tais momentos inesquecíveis”, tão simples como olhar o mar, conviver com outros idosos, assistir a um filme antigo, recordar velhos tempos, a pessoas que são sem dúvida “pessoas incomparáveis”, repletas de vivências, repletas de saber que a própria idade lhes transmite por inerência.

A nossa área de intervenção…

Compreende actualmente, as Freguesias do Gradil, Vila Franca do Rosário, Enxara do Bispo, Azueira, Sobral da Abelheira e Murgeira (Mafra).

Tal como no…

Lar de Infância e Juventude (LIJ), celebrámos Acordo de Cooperação com a Segurança Social. Inicialmente, este Acordo contemplava apenas 15 utentes, todavia, com o aumento das solicitações por parte da comunidade, conseguimos em 2002, duplicar o Acordo existente.

Esta valência funciona com quatro Auxiliares de Acção Directa, uma Cozinheira, uma Encarregada Geral, uma Coordenadora e uma Directora Técnica, sendo estas quatro últimas, comuns à valência de Lar.

Disponibilizamos os seguintes serviços:

  • Alimentação
  • Higiene Pessoal
  • Higiene Habitacional
  • Tratamento de roupas
  • Outros Serviços (acompanhamento a consultas/exames, idas à Farmácia e Mercearia. Participação em actividades recreativas e de lazer).

Para os nossos utentes, os “Outros Serviços”, manifestam-se tão importantes como os restantes, tendo em conta que muitos deles não têm suporte familiar ou este é manifestamente insuficiente, para colmatarem as suas necessidades no exterior. Contudo, quando este suporte essencial existe, actuamos de modo a responsabilizá-lo activamente no quotidiano dos seus familiares.

Pretendemos com os nossos serviços, proporcionar uma qualidade de vida adequada às necessidades dos idosos, através de uma acção personalizada e eficaz, indo de encontro às necessidades individuais de cada um!

Apoie a Casa Mãe do Gradil com o seu IRS

Ao preencher a Sua declaração de IRS pode destinar 0,5% do Imposto Liquidado à Casa Mãe, e é muito simples.

Basta preencher a sua declaração de IRS no Quadro 11 do modelo 3,

colocando o NIPC – 502072130

e colocar X nas Instituições Particulares de Solidariedade Social. 

APOIE A CASA MÃE COM O SEU IRS

You have Successfully Subscribed!